A coisa mais comum do mundo é a gente se desentender com uma amiga, na adolescência. E tanta briga tem até certa razão de ser. Afinal, é nessa fase que estamos mudando rapidamente os nossos gostos da infância para descobrir o que, de fato, nos faz felizes agora. “No processo de amadurecimento, ficamos diferentes. Então, pode ser que aquela sua amiga que tinha tudo a ver, de repente, se torne uma pessoa diferente e aí pode acontecer um afastamento lento e natural”, explica o psicólogo Armando Colognese Junior, do Instituto Sedes Sapientiae.
Eu por exemplo já briguei milhares de vezes com minhas amigas, mas enquanto houver amizade verdadeira a gente vai continuar amigas. A vida é assim, nós crescemos, mudamos, a vida muda.
Segundo alguns ciêntistas o melhor remédio é Perdoar, pois nos sentimos melhores, mais puros.
"Aprender a ser amiga é aprender a ser tolerante."
Armando Colognese Junior, psicólogo
Numa conversa sincera, pode acontecer de você e sua amiga perceberem que já não rola mais
tanta afinidade. Ainda assim, o papo terá valido a pena, porque ele acaba com aquela sensação de que algo ficou pendente, de que perdemos uma amiga porque não demos a ela a chance de saber o quanto nos ofendeu e nem de se explicar. O perdão é sempre bom e nos faz bem, ainda que a pessoa que estamos perdoando tenha feito algo terrível. “Todo mundo merece uma segunda chance. No entanto, cada pessoa conhece os seus limites. Se for para voltar a amizade e continuar criando conflitos pelo que passou, é melhor dar um tempo”, diz Armando.
Quando a amizade não resiste
Aqui, valem exatamente as mesmas dicas: chamar para conversar e colocar o seu ponto de vista, tentar explicar o que a fez agir daquela maneira. Porém, como você já chegou à conclusão de que está errada, deixe bem claro que não está tentando justificar sua falha e mostre que se arrependeu de verdade. Agora, se a amiga se aproveitar da situação para humilhá-la, saiba que você pode e deve se defender. “Diga à garota que você entende que errou e que imagina o quanto ela está magoada com a sua atitude. Mas não aceite que ela queira punir você por não ser perfeita. Porque isso ninguém merece”, avisa o psicólogo Armando. Nesses casos, o tal do tempo pode ser também um santo remédio. Então, se a amiga não estiver conseguindo perdoar naquela hora, respeite e tente de novo mais tarde. “Mesmo se ela disser que nunca mais quer falar com você, fique na sua e deixe a poeira baixar. O importante é mostrar que está a fim de conversar, que ela pode procurá-la se mudar de ideia. Então, você terá pelo menos feito a sua parte”, diz o psicólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário